Dicas Yin-Yang da LabConsul-T

                  A LabConsul-T® pretende promover o uso construtivo e positivo do conhecimento e das novas ferramentas da gestão e otimização da resposta laboratorial, que contribuam para um individuo mais consciente, otimista e concentrado nos indicadores de saúde do seu corpo e mente. 

                Este espaço é dedicado à divulgação de artigos, procedimentos técnicos, ferramentas praticas, ideias e conceitos orientados para o profissional de laboratório e também para o bem-estar individual dos seus utentes, acompanhados de exemplos práticos de como o Laboratorio do Século XXI pode ser um aliado para o máximo potencial do individuo na Sociedade, ao contribuir para uma cultura positiva, consciente e proactivamente dedicada à saúde.


A LabConsul-T® associa-se à Associação Nacional de Bioquímicos e sua Comissão de Bioquímicos Clínicos na divulgação das principais apresentações do "5th EFLM-UEMS European Joint Congress in Laboratory Medicine 2018", divulgando as principais linhas orientadoras de pensamento e definição do laboratório clinico a nível internacional, que foram...

De forma generalizada o laboratório clinico é pressionado a fornecer "atempadamente e de forma clinicamente útil" os resultados laboratoriais, muitas vezes nas mais difíceis condições de colheitas em pacientes debilitados pela própria condição patológica, ou equipas de profissionais sobrecarregados nas urgencias, condições deficientes ambientais...

A recente publicação dos requisitos mínimos de qualidade analítica laboratorial, definidos por consenso, dos dados provenientes dos Programas de Avaliação Externa da Qualidade das Sociedades Espanholas AEBM, AEFA, SEHH e SEQC, pode ser usada como informação atualizada do estado da arte atual nos países europeus, dada a natureza estreita do mercado...

Avaliação Externa da Qualidade Laboratorial - Modelo de Checklist para identificar problemas e erros nos resultados de um PAEQ.

Este é o lugar onde o seu texto começa. Pode clicar aqui e começar a digitar. Illo inventore veritatis et quasi architecto beatae vitae dicta sunt explicabo.

Checklist AEQ
Checklist AEQ

A avaliação externa da qualidade é um dos requisitos obrigatórios ao funcionamento de qualquer laboratório clínico.

O profissional do Laboratório Médico deve desenvolver competências de interpretação, identificação e resolução de problemas e erros provenientes dos Relatórios dos Programas de Avaliação Externa da Qualidade.

A forte experiencia e conhecimento da rotina laboratorial associada ao parâmetro analítico avaliado no PAEQ, permite ao profissional identificar a(s) causa(s) do desvio/erro observado e ao mesmo tempo confirmar/quantificar se se trata de um erro clinicamente relevante, quando confrontado com um requisito de qualidade clínica.

A elaboração de uma checklist que permita elencar todas as possíveis causas (ou pelo menos a maioria) de erros e problemas nos PAEQ, é por inerência outra das mais valias que os profissionais experientes podem e devem dar ao seu laboratório, para adicionar maior qualidade e confiança ao processo de avaliação e interpretação dos erros e problemas detetados nos relatórios de AEQ.

Nesse sentido, e com base na nossa experiencia, a LabConsul-T® recomenda o modelo de checklist adotado pela equipa do Prof. Mario Plebani, do Hospital Universitario de Pádua - Itália. Podem encontrar o referida checklist como figura 2 do seguinte artigo, publicado na CCLM, revista cientifica da EFLM de acesso livre no link https://www.degruyter.com/downloadpdf/j/cclm.2018.56.issue-10/cclm-2017-1179/cclm-2017-1179.pdf .

Embora o tema central do artigo seja a necessidade de harmonizar os vários programas de avaliação externa da qualidade, a sua maior utilidade para a prática laboratorial são os exemplos de interpretação dos resultados do PAEQ, modelo de sistematização na escolha dos PAEQ e a checklist de identificação dos erros e problemas detetados nos relatórios de AEQ (figura 2).


Jorge Pinheiro

Consultor Sénior




Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora